Atualmente para a gestão de uma empresa é imprescindível a obtenção de informações que subsidiem as tomadas de decisões, pois um pequeno deslize poderá comprometer a saúde financeira da entidade e uma consultoria empresarial para auxiliá-lo, poderá ser determinante para enfrentar situações de riscos.
Em alguns casos, existem empresas que possuem um grau de endividamento adequado, mas algumas empresas podem estar apresentando um grau muito elevado, pressionando ainda mais a gestão do fluxo de caixa. Independente da situação, é imprescindível para uma gestão de sucesso manter sempre um diagnóstico da saúde econômica e financeira da empresa.
Para elaborar um diagnóstico, é necessário preparar relatórios contábeis, avaliar a situação econômica e financeira, revisar a gestão de custos e a formação do preço de venda sem deixar de considerar os tributos incidentes sobre as operações da empresa.
Dependendo do resultado do diagnóstico, poderá ser necessário renegociar e alongar o endividamento, readequar a gestão do fluxo de caixa, redefinir o ciclo financeiro, reavaliar a estratégia, melhorar a produtividade operacional, revisar a estrutura organizacional, readequar uma forma de tributação mais adequada, ou quaisquer outras ações necessárias para salvaguardar os ativos e maximizar lucros.